Oi, pessoal! Como vocês estão? Hoje começaremos mais uma coluna aqui no blog.
Nessa coluna conheceremos um pouco sobre os livros, onde se passa a história, os personagens, a narrativa... essas coisas :)
Espero que vocês gostem e que através dos posts vocês se interessem de ler e adquirir as obras ^_^
Então como prometido vamos falar dos dois livros da Trilogia Annástria da autora Selène D'Aquitaine:
Apresentação sobre a trilogia “Annástria”
“Annástria”, dentro do contexto dos livros, é o nome de uma dimensão. Na história existem as dimensões principais e as dimensões intermediárias, também chamadas de “colônias”. As principais são sete, e a Annástria é a sétima. A dimensão dos seres humanos está entre as principais junto com a dimensão dos sonhos, Campos Jônicos (é como se fosse o Umbral ou o Purgatório), entre outras. Para que tudo funcione em harmonia há o equilíbrio adequado entre as dimensões relacionados aos seus habitantes, grau de evolução espiritual, conhecimentos, etc. O grau de elevação pode ser maior ou menor. Annástria é uma dimensão de alto grau evolutivo. A dimensão dos humanos e considerada em grau intermediário..
Há deus que dominam e cuidam de cada uma dessas dimensões. Nos livros são dois deuses considerados sobremos, sendo a deusa a Grande Mãe e de divindade de maior poder. Os deuses são Memória e Zolum. Nos livros a deusa tem três faces, ou por assim dizer, três nomes cada qual correspondente a um caractere especifico da deusa. Memória é seu nome mais usado, Florença é dito como Mãe Natureza e Kerbera é a deusa que cuida dos mortos. Memória tem uma irmã. Essa irmã é o oposto a tudo que a grande deusa representa, ou seja, essa irmã é a deusa das trevas, Satine. O maior desejo de Satine é destruir sua irmã e dominar todas as dimensões existem, rompendo o perfeito equilíbrio e submetendo todos a seu poder.
Memória e Zolum possuem dois filhos, Rorek, o primogênito e Strauss. Rorek é o mais ambicioso dos dois. Ele não mede barreiras para atingir seus objetivos e tem tremenda inveja do seu irmão mais novo o favorito do povo annastriano. Desde cedo Rorek já apresentava certas inclinações para o lado negro, fato que atraio a atenção de Satine. Rorek apaixona-se por uma feiticeira annastriana chamada Angelina. Ele possuía muitas amantes mortais, mas Angelina era a moça por quem era realmente apaixonado. Angelina não corresponde aos amores do deus, pois seu verdadeiro amor é um arqueiro chamado Arkarios. O golpe marca muito a vida de Rorek fazendo com que ele cobre vingança pela rejeição em cima do povo de Annástria e sendo assim ele alia-se a Satine. Strauss apaixona-se por uma moça da dimensão dos humanos, a bela Serenite. O amor dele marca um ponto importante na história de Annástria, pois a partir dai Annástria começa a declinar, seu período áureo, o auge da prosperidade chega ao fim. Essa queda atinge as demais dimensões, o equilíbrio começa a ser fortemente abalado e coisas terríveis começam a acontecer em todas as dimensões.
Surge uma profecia que reza que o filho de Strauss e Serenite, (Darin) com a ajuda de uma garota (Ímpar), seria o único capaz de salvar Annástria e recuperar o equilíbrio entre as dimensões. Satine e Rorek descobrem sobre a profecia e tentam matar Darin quando ele acabara de nascer, mas a tentativa é frustrada. Tudo que Rorek consegue é cortas as asas de anjo de Darin e atira-las pela janela. As penas são espalhadas através das dimensões. Darin precisa reuni-las e recuperar suas asas, pois suas penas representam sua alma. Para tal ele e sua amiga Ímpar precisam passar por sete provas, a cada prova vencida Darin recuperar parte de suas penas. Tendo reunido todas as penas ele esta pronto para enfrentar a batalha final contras as Trevas. Satine e Rorek farão de tudo para impedir que isso aconteça. A deusa das Trevas arquiteta seu próprio plano para vencer essa guerra. Ela conta com a ajuda de seus filhos William e Maya, jovens obsessores devoradores de alma.
Há uma outra parte da profecia que Darin também terá ajuda de uma menina capaz de se transformar em cobra (Stellnaja) e de sete annastrianos escolhidos pela deusa. Esses personagens aparecem no segundo livro da trilogia. Há todo um mistério envolvendo o motivo de Stellnaja poder se transformar em cobra.
O primeiro livro é uma introdução a história. Ele é narrado na terceira pessoa e apresenta uma visão geral da história. A partir do segundo livro a história passa a ser divida em parte e cada parte é narrada por um personagem diferente. As peças do quebra-cabeça começam a se encaixar e os mistérios começam a ser desvendados e inter-relacionados. Um mistério puxa o outro e cada parte da história tem um porquê de ser. Cada personagem tem um papel importante e suas histórias estão interlaçadas. O terceiro e último volume é o grande desfecho da história, o quebra-cabeça está completo.
Por dentro dos Livros - Trilogia Annástria
Livro I
Annástria e suas divindades:
Annástria é considerada uma importante e elevada dimensão. No contexto da história existe as dimensões principais e as várias dimensões intermediárias que são chamadas de " colônias"; o poder é exercido, em principal, pela deusa Memória e seu parceiro, o deus Zolum.
A idéia de um universo dominado pelo ideal feminino é inspirado na divindade exaltada pela Wicca. Zolum é inspirado na idéia de um deus um tanto menos fraterno, melhor relacionado com questões ligadas a conquistas, batalhas, bravura e ideal racional acima do emotivo. Já a deusa possui três faces, Memória ( mãe e amor), Florença ( natureza e fertilidade) e Kérbera (morte e renascimento). Juntos os deuses possuem dois filhos; Roreck, o primogênito, e Strauss, o favorito do povo annastriano.
A deusa possui uma irmã chamada Satine, a deusa que reino no submundo das trevas; território destinados a todos que carregam a extrema maldade em si.
Na história Satine domina um submundo gelado e hostil. Seus seguidores são seres denominados Obcessores. Tais seres são desprovidos de alma e carregam consigo um estranho cristal que aumenta seus poderes. Cada Obcessor tem gravado na pele a imagem de um animal peçonhento que o melhor represente. Eles alimentam-se da energia roubada de outros.
A deusa das trevas tem, supostamente junto com Roreck, dois filhos; William, o mais velho, e Maya, uma verdadeira Peste Negra.
A Queda:
Annástria costumava ser uma das dimensões mais perfeitas e elevadas, encarnavam nela os espíritos de grande grau evolutivo. No decorrer de sua história Annástria evolui e atinge longo apogeu, porem seu famoso e ostentado equilíbrio é quebrado quando Strauss envolve-se com uma mortal, a ingênua Serenite, moça pertencente a nossa dimensão. Paralelo a isso, Roreck apaixonasse por uma das feitiçeiras mais poderosas de Annástria e grande amiga da deusa, a jovem chamada Angelina. Seu amor pela feitiçeira não é correspondido. Após forçar a jovem a enamorar-se com ele, Roreck é rejeitado. O ódio e rancor faz com ele acabe unindo-se a Satine. Roreck também nutre grande inveja por seu irmão caçula ser o favorito do povo annástriano e por Serenite corresponder a seu amor.
Juntos, Satine e Roreck, planejam destruir Annástria. Os dias áureos de Annástria estão contados. Reza uma profecia que o filho de Strauss e Serenite seria capaz de impedir o triunfo das trevas. Roreck descobre sobre a profecia e quando o bebe (Darin) nasce, ele corta suas asas. As asas do bebe representam sua parte divina, sem elas o jovem Darin torna-se vulnerável a mortalidade e as trevas.
Angelina consegue salvar uma única pena das asas da criança uma vez que as demais foram espalhadas pelo ares. Com essa única pena a feitiçeira realiza um feitiço que acaba por criar Artenis, o ser protetor que representa parte da alma de Darin.
De acordo com a profecia as penas só poderiam ser recuperadas através de sete desafios. Darin precisa provar ser merecedor e digno de recuperar sua divindade e salvar seu reino. Ele contará com a ajuda de uma misteriosa garota chamada Ímpar.
Darin e Ímpar
Darin vive sua infância, longe de Annástria, aos cuidados de Pandora. Durante muito tempo ele mal sabia a que estava predestinado. Ele aparece como um personagem sonhador e otimista.
Ímpar é envolvida de mistério. Ela surge na história como uma garota poderosa, porém lamentavelmente tola e facilmente manipulável. A jovem é responsável por proteger um anel sagrado. O brilho do anel é perigoso, pois revela ás trevas a sua localização. O desafio dela é saber controlar suas emoções. Ímpar é a protegida da fênix Aradios.
Logo no primeiro livro a tola jovem comete seu mais grave erro: apaixonar-se por William.
A Narrativa
O livro I é o único da série a ter sua narrativa na terceira pessoa. A idéia é que os protagonistas começam muito imaturos, mal sabem o peso de sua missão, ainda são ingênuos e inseguros, portanto não estão preparados para narrar ou dar voz à história.
O narrador onisciente é muitas vezes frio e sóbrio. O emotivo é pouco expressivo no primeiro livro, pois as emoções pouco importam ao narrador.
Livro II
Novos personagens
Nesse livro os personagens principais começam a sentir melhor na pele o peso da sua missão e também começam a ter suas maiores dúvidas e questionamentos. O aparente linear desenvolver de sua missão, sofre fortes abalos.
A profecia não é muito clara e exata, ao contrário do que muitos acreditam. Em sua segunda parte reza o aparecimento de sete personalidades que ajudarão na luta contra as trevas, e também entra em cena Stellnaja, personagem de história obscura e visão crítica.
Seu irmão atreve-se a desrespeitar a deusa, considerando-se esperto demais para submeter-se a quem quer que seja. Sua arrogância é castigada através da única pessoa que ele amava, a sua irmã mais nova.
Stellnaja tem gravado em seu pulso a imagem de uma cobra naja. Ela descobre o poder transformar-se em cobra, habilidade que considera uma faca se dois gumes. Stellnaja começa com a responsabilidade de viajar através do tempo e reunir os sete escolhidos mencionados pela profecia. Após isso ela pode unir-se a Darin e Ímpar.
A Narrativa
A partir do vol II a narrativa passa ser na primeira pessoa e divide-se em quatro partes, cada uma narrada por um personagem diferente.
Os personagem, ainda em crescimento, começam a dar voz a história e mostram seus pontos de vista, dúvidas e reflexões acerca dos acontecimentos. Cada um tem seu jeito de contar a história, de relatar sua experiência. Evidentemente que uma narrativa em primeira pessoa acaba sendo mais emotiva que uma narrativa em terceira pessoa, pois deve-se ter em mente que quando um personagem narra a história é o seu ponto de vista que esta sendo exibido, ou seja, o texto ganha maior subjetividade.
A missão em risco
No vol II os personagens correm o risco de fracassar por completo. Eles então passam a questionar suas habilidades e precisam aprender o peso de suas decisões, não podem receber ajuda o tempo todo, precisam agir por si próprios.
Detalhe: os deuses deram aos annastrianos o poder de escolhas, de seguir outros caminhos, sendo assim eles não podem e nem devem tomar as decisões pelos jovens, ou por que, quer que seja. Se um dos jovens, por exemplo, fracassar na sua parte, a responsabilidade é de quem cometeu o erro. Deve-se atentar que a queda do apogeu de Annástria não foi causada diretamente pelos deuses, e sim pelas escolhas de seus sucessores... Ímpar é um exemplo de más escolhas, e consequentemente, severas respostas, assim como William.
Os
Personagens Principais da Trilogia Annástria
Darin: é filho dos falecidos soberanos de Annástria. Quando nascera
possuía asas de anjo, suas penas representavam sua alma, sua parte divina e sua
personalidade. Ainda bebê, Darin teve suas asas cortadas. Restou consigo uma
única pena. Dessa pena nasceu seu fiel companheiro: Artenis.
Darin é jovial, otimista, um tanto
idealista, amigo fiel, e educado. Como é muito jovem e inexperiente, as vezes é
imaturo e inseguro.
Artenis: melhor amigo e parte da alma de Darin. Angelina criou Artenis
através de uma das penas das asas do príncipe Darin. A forma física de Artenis
lembra a de um felino. Tem orelhas grandes, olhos expressivos e verdes. Sua
pelagem é branca com duas listras roxas que começam no alto da cabeça e correm
até a ponta do seu rabo.
Artenis é fiel, meigo, brincalhão e
medroso.
Ímpar: passou boa
parte de sua infância adormecida, afastada de Annástria, para sua proteção. É
única capaz de usar o Anel de Annástria, um objeto mágico e de grande poder e
que carrega muito mistério e segredos. Acredita-se que o anel foi feito pelos
deuses a partir de uma estrela.
Ímpar é muito bela, sedutora, ingênua e
apaixonada. Uma de suas fraquezas é acreditar com facilidade nas pessoas.
Aradios: é o protetor
de Ímpar. Ele foi designado pelos deuses para cuidar e orientar a jovem. Sua
forma física é de uma fênix metamórfica, ou seja, Aradios pode mudar de cor (de
acordo com seu atual temperamento): vermelho, branco e preto. Possui forte
ligação com sua protegida. Aradios carrega um segredo (que considera sua
maldição).
William: é “filho” da
deusa das Trevas, Satine. Sua mãe o
treinou para ser um excelente obsessor (ser trevoso devorador de almas). Todo
obsessor é representado por um animal venenoso. William é representado por um
escorpião.
Ele
é impulsivo, ambicioso, passional e manipulador.
Stellnaja: Sua primeira
aparição é no segundo volume. Ela é uma jovem bonita, tem olhar forte e
expressivo. Stellnaja tem o poder de transformar-se em cobra. Seu poder está
associado ao seu passado e ao seu irmão. Stellnaja é convencida, sarcástica,
astuta e persuasiva. Teima em admitir suas fraquezas.
Espero que tenham gostado!!
Até mais pessoal! Não deixem de comentar, ok?
Bjkinhas
Jô
Olá! Muito obrigada pela divulgação! Ficou ótimo! Espero que goste bastante dos livros da Trilogia Annástria
ResponderExcluirSelène
http://selenedaquitaine.com
@escritoraselene
Que bom que gostou! Estou loka para ler seus livros :)
ExcluirAdorei a apresentação. Parabésn pela parceria.
ResponderExcluirhttp://anatomiadolivro.blogspot.com.br/