segunda-feira, 5 de março de 2012

Resenha: O Médico e o Mostro/ Drácula/ Frankenstein

O Medico e o Monstro


As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?

Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.


Drácula

Publicado originalmente em 1879, inspirado em relatos do folclore romeno sobre o nosferatu, ou morto-vivo, e na saga do príncipe Vlad Drakul, que lutou contra os turcos nas Cruzadas. Drácula definiu o arquétipo do vampiro como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários. 


Frankenstein


A princípio, tratava-se de um pequeno conto sobre um jovem estudante suíço que ambicionava criar um ser ideal, injetando vida a um corpo morto. Mais tarde, transformado em romance, tornou-se um marco na literatura do gênero. Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein; or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental.

Os  três livros já começam com mistérios então é impossível a leitura ser chata e monótona. São livros que se a pessoas for entrar mesmo na mente dos personagens, ela irá tirar muitas razões por quais os acontecimentos acontecem. E isso que eu digo é realmente entrar na mente dos personagens, algo que muitas vezes é bem difícil de fazer principalmente com um livro que eu não diria ser fácil de achar semelhanças com a nossa vida. A única coisa que me incomodou durante a leitura, foi o fato de algumas frases serem muito longas sem pontuações, e dificultou a leitura fazendo com que eu voltasse para reler vários trechos.


Pâm





2 comentários:

  1. Oi, Pâmela!
    Eu também tenho uma edição com essas três histórias. Frankenstein e Drácula eu já havia lido antes de comprar o livro. O Médico e o Monstro acabou ficando para trás, mas vou ler a história para o Desafio.
    Ótima escolha!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Estes três livros juntos são um verdadeiro clássico. Ganhei num sorteio de um blog e ainda não li, mas não vejo a hora!

    ResponderExcluir

    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...