terça-feira, 17 de julho de 2012

Por dentro da Obra #1 - Trilogia Annástria de Selène D'Aquitaine

Oi, pessoal! Como vocês estão? Hoje começaremos mais uma coluna aqui no blog. 
Nessa coluna conheceremos um pouco sobre os livros, onde se passa a história, os personagens, a narrativa... essas coisas :) 
Espero que vocês gostem e que através dos posts vocês se interessem de ler e adquirir as obras ^_^
Então como prometido vamos falar dos dois livros da Trilogia Annástria da autora Selène D'Aquitaine:


Apresentação sobre a trilogia “Annástria”
  

“Annástria”, dentro do contexto dos livros, é o nome de uma dimensão. Na história existem as dimensões principais e as dimensões intermediárias, também chamadas de “colônias”. As principais são sete, e a Annástria é a sétima. A dimensão dos seres humanos está entre as principais junto com a dimensão dos sonhos, Campos Jônicos (é como se fosse o Umbral ou o Purgatório), entre outras. Para que tudo funcione em harmonia há o equilíbrio adequado entre as dimensões relacionados aos seus habitantes, grau de evolução espiritual, conhecimentos, etc. O grau de elevação pode ser maior ou menor. Annástria é uma dimensão de alto grau evolutivo. A dimensão dos humanos e considerada em grau intermediário..
Há deus que dominam e cuidam de cada uma dessas dimensões. Nos livros são dois deuses considerados sobremos, sendo a deusa a Grande Mãe e de divindade de maior poder. Os deuses são Memória e Zolum. Nos livros a deusa tem três faces, ou por assim dizer, três nomes cada qual correspondente a um caractere especifico da deusa. Memória é seu nome mais usado, Florença é dito como Mãe Natureza e Kerbera é a deusa que cuida dos mortos. Memória tem uma irmã. Essa irmã é o oposto a tudo que a grande deusa representa, ou seja, essa irmã é a deusa das trevas, Satine. O maior desejo de Satine é destruir sua irmã e dominar todas as dimensões existem, rompendo o perfeito equilíbrio e submetendo todos a seu poder.
Memória e Zolum possuem dois filhos, Rorek, o primogênito e Strauss. Rorek é o mais ambicioso dos dois. Ele não mede barreiras para atingir seus objetivos e tem tremenda inveja do seu irmão mais novo o favorito do povo annastriano. Desde cedo Rorek já apresentava certas inclinações para o lado negro, fato que atraio a atenção de Satine. Rorek apaixona-se por uma feiticeira annastriana chamada Angelina. Ele possuía muitas amantes mortais, mas Angelina era a moça por quem era realmente apaixonado. Angelina não corresponde aos amores do deus, pois seu verdadeiro amor é um arqueiro chamado Arkarios. O golpe marca muito a vida de Rorek fazendo com que ele cobre vingança pela rejeição em cima do povo de Annástria e sendo assim ele alia-se a Satine. Strauss apaixona-se por uma moça da dimensão dos humanos, a bela Serenite. O amor dele marca um ponto importante na história de Annástria, pois a partir dai Annástria começa a declinar, seu período áureo, o auge da prosperidade chega ao fim. Essa queda atinge as demais dimensões, o equilíbrio começa a ser fortemente abalado e coisas terríveis começam a acontecer em todas as dimensões.
Surge uma profecia que reza que o filho de Strauss e Serenite, (Darin) com a ajuda de uma garota (Ímpar), seria o único capaz de salvar Annástria e recuperar o equilíbrio entre as dimensões. Satine e Rorek descobrem sobre a profecia e tentam matar Darin quando ele acabara de nascer, mas a tentativa é frustrada. Tudo que Rorek consegue é cortas as asas de anjo de Darin e atira-las pela janela. As penas são espalhadas através das dimensões. Darin precisa reuni-las e recuperar suas asas, pois suas penas representam sua alma. Para tal ele e sua amiga Ímpar precisam passar por sete provas, a cada prova vencida Darin recuperar parte de suas penas. Tendo reunido todas as penas ele esta pronto para enfrentar a batalha final contras as Trevas. Satine e Rorek farão de tudo para impedir que isso aconteça. A deusa das Trevas arquiteta seu próprio plano para vencer essa guerra. Ela conta com a ajuda de seus filhos William e Maya, jovens obsessores devoradores de alma.
Há uma outra parte da profecia que Darin também terá ajuda de uma menina capaz de se transformar em cobra (Stellnaja) e de sete annastrianos escolhidos pela deusa. Esses personagens aparecem no segundo livro da trilogia. Há todo um mistério envolvendo o motivo de Stellnaja poder se transformar em cobra.
O primeiro livro é uma introdução a história. Ele é narrado na terceira pessoa e apresenta uma visão geral da história. A partir do segundo livro a história passa a ser divida em parte e cada parte é narrada por um personagem diferente. As peças do quebra-cabeça começam a se encaixar e os mistérios começam a ser desvendados e inter-relacionados. Um mistério puxa o outro e cada parte da história tem um porquê de ser. Cada personagem tem um papel importante e suas histórias estão interlaçadas. O terceiro e último volume é o grande desfecho da história, o quebra-cabeça está completo.


Por dentro dos Livros - Trilogia Annástria 

Livro I

Annástria e suas divindades:

Annástria é considerada uma importante e elevada dimensão. No contexto da história existe as dimensões principais e as várias dimensões intermediárias que são chamadas de " colônias"; o poder é exercido, em principal, pela deusa Memória e seu parceiro, o deus Zolum. 
       A idéia de um universo dominado pelo ideal feminino é inspirado na divindade exaltada pela Wicca. Zolum é inspirado na idéia de um deus um tanto menos fraterno, melhor relacionado com questões ligadas a conquistas, batalhas, bravura e ideal racional acima do emotivo. Já a deusa possui três faces, Memória ( mãe e amor), Florença ( natureza e fertilidade) e Kérbera (morte e renascimento). Juntos os deuses possuem dois filhos; Roreck, o primogênito, e Strauss, o favorito do povo annastriano.
      A deusa possui uma irmã chamada Satine, a deusa que reino no submundo das trevas; território destinados a todos que carregam a extrema maldade em si. 
      Na história Satine domina um submundo gelado e hostil. Seus seguidores são seres denominados Obcessores. Tais seres são desprovidos de alma e carregam consigo um estranho cristal que aumenta seus poderes. Cada Obcessor tem gravado na pele a imagem de um animal peçonhento que o melhor represente. Eles alimentam-se da energia roubada de outros. 
     A deusa das trevas tem, supostamente junto com Roreck, dois filhos; William, o mais velho, e Maya, uma verdadeira Peste Negra.

     A Queda:

       Annástria costumava ser uma das dimensões mais perfeitas e elevadas, encarnavam nela os espíritos de grande grau evolutivo. No decorrer de sua história Annástria evolui e atinge longo apogeu, porem seu famoso e ostentado equilíbrio é quebrado quando Strauss envolve-se com uma mortal, a ingênua Serenite, moça pertencente a nossa dimensão. Paralelo a isso, Roreck apaixonasse por uma das feitiçeiras mais poderosas de Annástria e grande amiga da deusa, a jovem chamada Angelina. Seu amor pela feitiçeira não é correspondido. Após forçar a jovem a enamorar-se com ele, Roreck é rejeitado. O ódio e rancor faz com ele acabe unindo-se a Satine. Roreck também nutre grande inveja por seu irmão caçula ser o favorito do povo annástriano e por Serenite corresponder a seu amor.
       Juntos, Satine e Roreck, planejam destruir Annástria. Os dias áureos de Annástria estão contados. Reza uma profecia que o filho de Strauss e Serenite seria capaz de impedir o triunfo das trevas. Roreck descobre sobre a profecia e quando o bebe (Darin) nasce, ele corta suas asas. As asas do bebe representam sua parte divina, sem elas o jovem Darin torna-se vulnerável a mortalidade e as trevas.
        Angelina consegue salvar uma única pena das asas da criança uma vez que as demais foram espalhadas pelo ares. Com essa única pena a feitiçeira realiza um feitiço que acaba por criar Artenis, o ser protetor que representa parte da alma de Darin.
        De acordo com a profecia as penas só poderiam ser recuperadas através de sete desafios. Darin precisa provar ser merecedor e digno de recuperar sua divindade e salvar seu reino. Ele contará com a ajuda de uma misteriosa garota chamada Ímpar. 
        
        Darin e Ímpar

       Darin vive sua infância, longe de Annástria, aos cuidados de Pandora. Durante muito tempo ele mal sabia a que estava predestinado. Ele aparece como um personagem sonhador e otimista.
       Ímpar é envolvida de mistério. Ela surge na história como uma garota poderosa, porém lamentavelmente tola e facilmente manipulável. A jovem é responsável por proteger um anel sagrado. O brilho do anel é perigoso, pois revela ás trevas a sua localização. O desafio dela é saber controlar suas emoções. Ímpar é a protegida da fênix Aradios. 
      Logo no primeiro livro a tola jovem comete seu mais grave erro: apaixonar-se por William. 

  A Narrativa

      O livro I é o único da série a ter sua narrativa na terceira pessoa. A idéia é que os protagonistas começam muito imaturos, mal sabem o peso de sua missão, ainda são ingênuos e inseguros, portanto não estão preparados para narrar ou dar voz à história.
     O narrador onisciente é muitas vezes frio e sóbrio. O emotivo é pouco expressivo no primeiro livro, pois as emoções pouco importam ao narrador. 

  Livro II

Novos personagens

      Nesse livro os personagens principais começam a sentir melhor na pele o peso da sua missão e também começam a ter suas maiores dúvidas e questionamentos. O aparente linear desenvolver de sua missão, sofre fortes abalos. 
     A profecia não é muito clara e exata, ao contrário do que muitos acreditam. Em sua segunda parte reza o aparecimento de sete personalidades que ajudarão na luta contra as trevas, e também entra em cena Stellnaja, personagem de história obscura e visão crítica. 
      Seu irmão atreve-se a desrespeitar a deusa, considerando-se esperto demais para submeter-se a quem quer que seja. Sua arrogância é castigada através da única pessoa que ele amava, a sua irmã mais nova. 
     Stellnaja tem gravado em seu pulso a imagem de uma cobra naja. Ela descobre o poder transformar-se em cobra, habilidade que considera uma faca se dois gumes. Stellnaja começa com a responsabilidade de viajar através do tempo e reunir os sete escolhidos mencionados pela profecia. Após isso ela pode unir-se a Darin e Ímpar.

A Narrativa

      A partir do vol II a narrativa passa ser na primeira pessoa e divide-se em quatro partes, cada uma narrada por um personagem diferente. 
      Os personagem, ainda em crescimento, começam a dar voz a história e mostram seus pontos de vista, dúvidas e reflexões acerca dos acontecimentos. Cada um tem seu jeito de contar a história, de relatar sua experiência. Evidentemente que uma narrativa em primeira pessoa acaba sendo mais emotiva que uma narrativa em terceira pessoa, pois deve-se ter em mente que quando um personagem narra a história é o seu ponto de vista que esta sendo exibido, ou seja, o texto ganha maior subjetividade.

        A missão em risco

      No vol II os personagens correm o risco de fracassar por completo. Eles então passam a questionar suas habilidades e precisam aprender o peso de suas decisões, não podem receber ajuda o tempo todo, precisam agir por si próprios. 
     Detalhe: os deuses deram aos annastrianos o poder de escolhas, de seguir outros caminhos, sendo assim eles não podem e nem devem tomar as decisões pelos jovens, ou por que, quer que seja. Se um dos jovens, por exemplo, fracassar na sua parte, a responsabilidade é de quem cometeu o erro. Deve-se atentar que a queda do apogeu de Annástria não foi causada diretamente pelos deuses, e sim pelas escolhas de seus sucessores... Ímpar é um exemplo de más escolhas, e consequentemente, severas respostas, assim como William. 

Os Personagens Principais da Trilogia Annástria

Darin: é filho dos falecidos soberanos de Annástria. Quando nascera possuía asas de anjo, suas penas representavam sua alma, sua parte divina e sua personalidade. Ainda bebê, Darin teve suas asas cortadas. Restou consigo uma única pena. Dessa pena nasceu seu fiel companheiro: Artenis.
      Darin é jovial, otimista, um tanto idealista, amigo fiel, e educado. Como é muito jovem e inexperiente, as vezes é imaturo e inseguro.
    

Artenis: melhor amigo e parte da alma de Darin. Angelina criou Artenis através de uma das penas das asas do príncipe Darin. A forma física de Artenis lembra a de um felino. Tem orelhas grandes, olhos expressivos e verdes. Sua pelagem é branca com duas listras roxas que começam no alto da cabeça e correm até a ponta do seu rabo.
      Artenis é fiel, meigo, brincalhão e medroso.

Ímpar: passou boa parte de sua infância adormecida, afastada de Annástria, para sua proteção. É única capaz de usar o Anel de Annástria, um objeto mágico e de grande poder e que carrega muito mistério e segredos. Acredita-se que o anel foi feito pelos deuses a partir de uma estrela.
      Ímpar é muito bela, sedutora, ingênua e apaixonada. Uma de suas fraquezas é acreditar com facilidade nas pessoas.

Aradios: é o protetor de Ímpar. Ele foi designado pelos deuses para cuidar e orientar a jovem. Sua forma física é de uma fênix metamórfica, ou seja, Aradios pode mudar de cor (de acordo com seu atual temperamento): vermelho, branco e preto. Possui forte ligação com sua protegida. Aradios carrega um segredo (que considera sua maldição).

William: é “filho” da deusa das Trevas, Satine.  Sua mãe o treinou para ser um excelente obsessor (ser trevoso devorador de almas). Todo obsessor é representado por um animal venenoso. William é representado por um escorpião.
     Ele é impulsivo, ambicioso, passional e manipulador.

Stellnaja: Sua primeira aparição é no segundo volume. Ela é uma jovem bonita, tem olhar forte e expressivo. Stellnaja tem o poder de transformar-se em cobra. Seu poder está associado ao seu passado e ao seu irmão. Stellnaja é convencida, sarcástica, astuta e persuasiva. Teima em admitir suas fraquezas.

Espero que tenham gostado!!
Até mais pessoal! Não deixem de comentar, ok?
Bjkinhas

3 comentários:

  1. Olá! Muito obrigada pela divulgação! Ficou ótimo! Espero que goste bastante dos livros da Trilogia Annástria

    Selène
    http://selenedaquitaine.com
    @escritoraselene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Estou loka para ler seus livros :)

      Excluir
  2. Adorei a apresentação. Parabésn pela parceria.


    http://anatomiadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...